Home / Como Ingressar na Marinha do Brasil/

 

O Colégio Naval - CN

Colégio Naval

 

 

 

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

 

 

 

Sobre o Curso

O curso conduzido pelo CN denominado "Curso de Preparação de Aspirantes", é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.

 

O curso tem duração de três anos em regime de internato, e é composto de três principais áreas: acadêmica, física e militar.

 

Na parte acadêmica são recebidos ensinamentos em sala de aula referentes ao curso do Ensino Médio, além de instruções atinentes ao preparo militar-naval.

 

Na parte física, os alunos treinam com professores em suas respectivas equipes, onde recebem os ensinamentos adequados para o desenvolvimento dentro das mesmas.

 

Na parte militar, o Aluno recebe instrução de marcha, a fim de prepará-lo para cerimônias militares, além da escala de serviço.

 

O Corpo de Alunos é dividido em três anos escolares.

 

Os recém matriculados após o período de adaptação tornam-se Alunos do 1º ano. Os Alunos são divididos em Companhias, sendo que cada uma delas é dividida em Pelotões. No CN, o comando dos Pelotões e Companhias é exercido pelos Alunos mais antigos, sendo que há um Comandante de Companhia, este Oficial, responsável por cada Companhia. O Corpo de Alunos, por sua vez, tem seu comando exercido pelo Comandante do Corpo de Alunos, normalmente um Oficial Superior.

 

Mais Informações no site oficial do Colégio Naval: https://www.mar.mil.br/cn/