Home / Como Ingressar no Exército Brasileiro/

Instituto Militar de Engenharia - IME

 

 

Prédio IME

O Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de jovens para atuar na área de Engenharia do Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Condições básicas para inscrição:

As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de agosto e setembro. São oferecidas 10 (dez) especialidades de Engenharia e os cursos tem duração de 5 (cinco) anos. O concurso compõem-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

 

Curso de Formação e Graduação (CFG)

O CFG, com duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). A instrução militar é ministrada nos Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) e Curso de Formação de Oficiais Engenheiros Militares (CFRm), com estágios diferenciados entre os optantes pela ativa e pela reserva.

Cursos Oferecido

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).

Especialidades de Engenharia Oferecidas

Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Locais das Provas

Belém – PA (Comando da 8ª Região Militar);
Belo Horizonte – MG (Colégio Militar de Belo Horizonte);
Brasília – DF (Colégio Militar de Brasília);
Campinas – SP (Escola Preparatória de Cadetes do Exército);
Campo Grande – MS (Colégio Militar de Campo Grande);
Curitiba – PR (Colégio Militar de Curitiba);
Fortaleza – CE (Colégio Militar de Fortaleza);
Goiânia - GO - Uni-Anhanguera (Centro Universitário de Goiás);
Juiz de Fora – MG (Colégio Militar de Juiz de Fora);
Manaus – AM (Colégio Militar de Manaus);
Porto Alegre – RS (Colégio Militar de Porto Alegre);
Recife – PE (Colégio Militar de Recife);
Rio de Janeiro – RJ (Instituto Militar de Engenharia);
Salvador – BA (Colégio Militar de Salvador);
São José dos Campos – SP (Instituto Tecnológico da Aeronáutica);
São Paulo – SP (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva / SP);
Vila Velha – ES (38º Batalhão de Infantaria).

 

 

Maiores informações no site oficial: www.ime.eb.br

Contatos: