Home /

 

 

Colégio Militar - 2013

Colégio Militar - CMApostila Colégio Militar

 

Apostila - Português
Colégio Militar - CM

 

Conteúdo da Apostila:

Apostila Preparatória de Língua Portuguesa para concursos publicos no geral. Abrange toda parte comum para todos os cargos vigentes em concursos

 

108 páginas

 

Apostilas para o Colégio Militar (Matemática, Português)

 

Colégio Militar - Matemática
Colégio Militar - Português

 

Publicado em: 15/08/2013

 

O Comandante do Exército, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de agosto de 2013, o edital para o concurso de admissão (CA) aos Colégios Militares (CM) do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande e Santa Maria.

Sobre as Inscrições:

As inscrições podem ser efetuadas no período de 12 de agosto de 2013 a 12 de setembro de 2013 e o requerimento de inscrição deverá ser preenchido e assinado pelo responsável legal do candidato e dirigido ao Comandante do Colégio de sua opção, cujos endereços constam no edital. A taxa de participação é de R$ 80,00.

Condições para inscrição:

I - ser brasileiro;
II - ter concluído ou estar cursando: a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os(as) candidatos(as) ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os(as) candidatos(as) ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).
III - estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
a) para 6º ano/EF: - completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro de 2014 ou ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro de 2014.
b) para o 1º ano/EM: - completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro de 2014.
IV - não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM; e
V - ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

Sobre as Vagas:

 Ao todo são ofertadas 420 vagas, sendo 360 para o 6º ano do Ensino Fundamental e 60 vagas para o 1º ano do Ensino Médio.

 

As 360 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental estão distribuídas entre os Colégios Militares, da seguinte maneira: (30) Brasília/DF, (25) Belo Horizonte/MG, (25) Curitiba/PR, (15) Campo Grande/MS, (40) Fortaleza/CE, (35) Juiz de Fora/MG, (25) Manaus/AM, (40) Porto Alegre/RS, (25) Recife/PE, (45) Rio de Janeiro/RJ, (30) Salvador/BA, (25) Santa Maria/RS.

 

Já as 60 vagas para o Ensino Médio estão distribuídas entre os Colégios Militares, da seguinte forma: (5) Brasília/DF, (10) Belo Horizonte/MG, (15) Fortaleza/CE, (20) Manaus/AM e (10) Rio de Janeiro/RJ.

Sobre as Provas:

O concurso de admissão será realizado anualmente nas mesmas datas estabelecidas para todos os CM, de acordo com o número de vagas e calendário fixados anualmente pelo DECEx, e será composto das seguintes etapas:

  • Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
  • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório; e
  • Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Inscrições são de responsabilidade de cada colégio militar:

Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH)
Colégio Militar de Brasília (CMB) 
Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Colégio Militar de Fortaleza (CMF) 
Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) 
Colégio Militar de Manaus (CMM
Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Colégio Militar de Recife (CMR) 
Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) 
Colégio Militar de Salvador (CMS) 
Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)

Validade do Concurso:

O CA aos CM e suas demais etapas, regulados por estas Instruções, terão validade apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura e encerrando-se na data de publicação do resultado final (homologação), conforme o calendário anual específico para cada CA, ressalvados os casos de adiamento de matrícula.

Edital Completo:

Edital do Concurso:  Exército Brasileiro - Colégio Militar 2013