As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.
Veja o vídeo explicando como as mulheres poderão ingressar na EsPCex.
A mulher que deseja seguir carreira nas Forças Armadas poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:
Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)
Escola de Sargentos das Armas EsSa - Tendo curso técnico de enfermagem ou na área de música.
Escola de Saúde do Exército – EsSEx
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Quadro de Capelães Militares - Como Pastor Evangelico
Nível Médio:
Escola Naval - para o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM)
Sargento Músico Fuzileiro Naval
Nível Médio/Técncio:
Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CAP)
Nível Superior:
Corpo de Saúde da Marinha (CSM):Médicos,Dentistas,Apoio a Saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
Quadro Técnico (QT)
Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM).
Quadro de Capelões Navais
Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar - EPCAR: Aluno CPCAR
Academia da Força Aérea - AFA: Aviadores e Intendentes
Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR: Curso de Formação de Sargentos e Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS)
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR): Médicos, Dentistas e Farmacêuticos. Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio de Aeronáutica - EAOAP; Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica - EAOEAR
Recentemente, a Presidenta Dilma Rousseff sansionou uma lei para que sejam abertas vagas às mulheres em todas as carreiras militares, dentro das Armas, Quadros e Serviços. Assim sendo, dentro de um prazo de cerca de cinco anos, as seleções do Exército Brasileiro para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) abrirão vagas para ambos os sexos.