O Teste de Aptidão Física - TAF não é o primeiro desafio a ser vencido no processo de conquista de uma vaga em um concurso militar. Entretanto, deixar para se preparar no último momento é uma estratégia inadequada.
Um aspecto extremamente relevante sobre como preparar-se para o teste de aptidão física é a escolha do profissional de educação física (personal trainer). Esse profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), e que tenha experiência com treinamentos para concursos militares.
Atividade física exige avaliação médica, então, antes de começar o treinamento consulte com um médico.
O período ideal para realizar um treinamento físico é de seis meses. O mínimo é de três meses. Entretanto, cabe salientar que cada caso é um caso. Tudo depende do perfil do candidato (nível de aptidão física, disponibilidade de tempo para o treinamento, etc)
Confira as 10 dicas para preparar-se para o TAF:
A Flexão de braço com apoio de frente sobre o solo. As candidatas (sexo feminio) é permitido apoiar os joelhos no solo, diferente do teste aplicado aos candidatos do sexo masculino, onde é proibido encostar os joelhos no solo.
Flexão Masculina:
Flexão Feminina
Flexão de tronco sobre as coxas para os sexos masculino e feminino
Treinamento aeróbico: Preparação para as provas que exigem condicionamento físico, como corrida de resistência (2.400 m).
O local do teste em pista de atletismo ou qualquer outro percurso no plano horizontal